Viciado em Cinema e TV

sábado, março 18, 2006

Crítica: Match Point


Nola Rice: I don't think this is a good idea. You shouldn't have followed me here.
Christopher Wilton: Do you feel guilty?
Nola Rice: Do you?


Se vos fosse dado a escolher, entre ser bom na vida ou ter sorte na vida, o que preferiam? Optariam pela "ilusão" de que aquilo que se obtem é a custo e mérito próprio? Ou preferiam aceita que existem situações que ocorrem de uma simples dualidade entre a sorte e o azar? Se assim fosse, estariam preparados para viver as consequências dessa mesma sorte?... Estas são algumas das questões que ocorrem durante este filme, no qual o argumento brilhantemente escrito por Woody Allen merecia ter recebido o Óscar de Melhor Argumento Original, não fosse o caso do autor ser estupidamente "persona non grata" nos EUA.

O conceito inicial da história é bastante habitual em filmes de Allen, um jovem ("Chris", antigo tenista profissional) entra por "acaso" no meio do circuito da classe alta de Londres, criando uma relação de amizade com um jovem que o dará a conhecer aos seus pais, e especialmente à sua irmã, com quem "Chris" estabelecerá uma relação amorosa. Com eles tudo corre bem, apesar de ele não ser como eles. Com eles, ele está seguro, apesar de viverem noutro mundo. Com eles, ele sente-se integrado, apesar de destacar-se. Com eles, ele tem futuro, apesar de viverem do mesmo passado. O contraste entre classes é fabulosamente demonstrado pelos pormenores mais subtis, sem nunca faltar ao respeito por qualquer das personagens.

A história só irá mudar de "rumo" quando "Chris" e Nola conhecerem-se. Sendo a "sua futura cunhada", Nola apresenta-se como uma figura semelhante a Chris, ou pelo menos, é isso que ele vê, e é isso que ele sente falta, e pelo qual acaba por sentir-se cada vez mais atraído!... É apartir desta relação amorosa que o rumo irá mudar, sem nunca ser incoerente, tornando-se num "thriller" sobre obsessão e desejo, onde a sorte e o azar competem entre si para "dar o próximo passo". O ritmo da narrativa é fluido, natural, e com a fabulosa habilidade de surpreender-nos, numa forma que em muito faz lembrar Alfred Hitchcock, embora Woody Allen seja sempre fiel ao seu estilo pessoal, não copiando de outros realizadores e géneros mas somente "bebendo" das suas influências!...

É espantoso como os EUA viraram costas a um dos seus melhores realizadores (Woody Allen), fazendo com o mesmo procurasse financiamento no Reino Unido. Allen já afirmou numa entrevista que apartir do momento que tentou financiadores noutro país conseguiu-os com a maior das facilidades. Por outro lado, isto permitiu representar uma Londres rica e cheia de pormenores, e associar ao projecto a imagem de classe alta londrina, que em vários aspectos é diferente da nova iorquina, a cidade original na primeira versão do guião!... Isso permitiu incluir um mundo com maior riqueza de costumes e "cultura", que permitiu desenvolver o conceito de contraste de classes sociais.

Quanto às interpretações, é de valorizar os três protagonistas: Jonathan Rhys Meyers, Scarlett Johansson e Emily Mortimer. Rys Meyers desprega-se completamente de outros papeis passados (como o caso de "Velvet Goldmine") com um forte imagem de ambiguidade sexual (feminino vs masculino) e usa a sua imagem para apresentar uma personagem com uma ambiguidade emocional muito forte (frio vs quente, alienado vs caloroso), "vítima" da sua própria sorte. O seu desempenho é um dos motores do filme, sendo determinante no sucesso do resultado final!... Johansson, por outro lado, é perfeitamente "a menina dos olhos do realizador", sendo ela o "elemento catalisador" de toda a acção. Encantadora e com uma maior maturidade na sua interpretação, consegue dar-nos uma perfeita ideia de que o facto dela chamar a atenção a muita gente é mais do que uma "moda", mas sim consequência de mérito próprio, e de uma entrega às personagens que interpreta. Scarlett incendia o ecrã quando surge, sendo ela a motivadora de uma das cenas mais arrepiantes do filme. Finalmente, Emily Mortimer é o elemento mais consistente e espantoso do filme. Não há cena em que a sua "Chloe" não transmita simpatia, empatia, perspicácia e a inocência "de quem vive numa frequência diferente". Esta combinação confere a Mortimer uma das personagens mais complexas (apesar da amparente superficialidade) e melhor compostas de todo o filme.

Filme poderoso, com uma narrativa viciante, subtil, coerente, fluída, e com interpretações que merecem toda a nossa apreciação. É um dos filmes do ano, e se justiça lhe fosse feita, teria sido pelo menos um dos nomeados para o Óscar de Melhor Filme.

Excelente
5 Estrelas

Nuno Cargaleiro @ 20:10

Mimo TV = DVD: Coupling - Ligações




Site oficial - BBC UK


Site Oficial - BBC US

"Se juntar três belas mulheres e três homens viciados em sexo numa mesma série, vai ficar a braços com...

Uma comédia excitante, atrevida, sensual e totalmente desinibida.

A maioria das pessoas pensa em sexo de seis em seis segundos. Se diminuir essa média para um segundo, o resultado é Ligações. Estas pessoas pensam em sexo, falam de sexo e por vezes até fazem sexo. E fazem isto tudo da maneira mais bizarra e hilariante possível. Ligações conta-nos a história de seis amigos na casa dos trinta ? com relações, formais, ou à procura de ter relações entre si ? envolvidos nas situações mais divertidas, comprometedoras e embaraçosas jamais vistas em televisão.

Steve (Jack Davenport) e Susan (Sarah Alexander) conheceram-se e começaram a sair juntos. Susan foi namorada de um dos amigos de Steve, Patrick (Ben Miles). Os outros personagens são Jane (Gina Bellman), Sally (Kate Isitt) e Jeff (Richard Coyle)."

texto retirado do site www.dvdpt.com



Nuno Cargaleiro @ 18:23

Wu Ji - The Promise: Ainda sobre o filme!





Aviso

O clip apresenta um resumo do filme, se não quiserem ser surpreendidos vejam até a um terço ou metade. De qualquer modo, eu vou quer ver o filme quando surgir por estas bandas!...


Conceito do Argumento

"An orphaned girl, driven by poverty at such a young age, makes a promise with an enchantress. In return for beauty and the admiration of every man, she will never be with the man she loves. This spell cannot be broken unless the impossible happens: snow falling in spring and the dead coming back to life. Now a grown and beautiful princess, she regrets her promise, for all of the men she's loved has always been met with tragedy. In love again with a man behind a red armor and a golden mask who rescues her from death, she is tormented by their inevitable parting. Meanwhile, Kunlun, the slave of a great general, is searching for the lost memories of a family he once had. Soon the fate of these two intertwine when the princess believes the general to be her hero, thus pulling him into this web of fate. What end will befallen our three characters? Are their fates already sealed by a higher power, or can they still choose a life they want?"



Nuno Cargaleiro @ 14:57

Wu Ji - The Promise: Trailer Online



Do mesmo Realizador de "Adeus Minha Concubina", Kaige Chen, surge-nos este filme de uma beleza visual estonteante!...

Nuno Cargaleiro @ 14:38

The Sentinel: Poster Online


Nuno Cargaleiro @ 14:17

American Dreamz: Poster e Trailer



Nuno Cargaleiro @ 14:11

Mission Impossible: III - Trailers Online




Trailers e Entrevistas

This time it's personal!... Such a cliché!...

Nuno Cargaleiro @ 13:41

Código de Da Vinci: Novo Clip Online




Trailer e Site Oficial

Vejam os clips na secção Video Clips

Nuno Cargaleiro @ 13:22

The Science of Sleep: Clip do Filme




A volta novamente ao surrealismo!...

Nuno Cargaleiro @ 13:06

sexta-feira, março 17, 2006

American Gun: Trailer Online




Site Oficial

De quem é a culpa? Da arma, ou de quem a usa?

Nuno Cargaleiro @ 21:30

Ela vai ser a nova Virgem Maria!...




Primeiro ela foi Paikea, a espantosa protagonista de "Whale Rider", o que lhe valeu uma nomeação para Óscar de Melhor Actriz em 2004!... Depois foi a Rainha de Naboo em "Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith"!...

Agora, será a protagonista do filme realizado por Catherine Hardwick (que tem no seu currículo a realização de "Treze - Thirteen"), encarnado a figura religiosa de "Virgem Maria", no "biopic" da sua vida até ao nascimento de Jesus!...

Devo dizer, estou curioso!...

Nuno Cargaleiro @ 20:26

A Scanner Darkly: Trailers e Banda Sonora




Trailers

E quem é que vai fazer a Banda Sonora deste projecto? Cliquem Aqui!!!

Nuno Cargaleiro @ 18:29

Especial "V for Vendetta"





"Remember, remember, the fifth of november!..."


Site Oficial


Trivia

Trailers e Clips



"People should not be afraid of their governments, governments should be afraid of their people."


"V for Vendetta" - sobre a comics




Nuno Cargaleiro @ 15:50

Snakes on a Plane: Trailer Online



"Er... isto não é chow min!!..."

Trailer
(vejam no fundo do site)

Nuno Cargaleiro @ 14:23

quinta-feira, março 16, 2006

Benicio Del Toro: Novo Homem-Lobo




Alguém sabe quem é Andrew Kevin Walker? É um dos criadores de "Seven" e vai ser um dos responsáveis da nova versão de "O Homem-Lobo". Mantendo-se fiel à versão original da "Universal", a acção irá decorrer na Londres vitoriana, onde um homem, a cargo do actor Benicio Del Toro, vê-se envolvido numa tragédia pessoal, ao ser mordido por um lobisomem...

Tendo em conta que Benicio costuma ser selecto nos projectos em que entra, arrisco-me a palpitar que esta versão deve ser mesmo a sério!...

Nuno Cargaleiro @ 21:18

Ciclo Cinema Sonhos e Visões

Bem, ainda vou a tempo para divulgar esta notícia!...


"Ciclo Cinema Sonhos e Visões"


"Os alunos da Disciplina de Programação Cinematográfica, orientada pelo Prof. Doutor João Mário Grilo, no seguimento do trabalho de produção elaborado nos últimos três anos nos ciclos de cinema Buster Keaton, Yasujiro Ozu e Westerns de John Ford, irá realizar este ano o ciclo de cinema Sonhos e Visões.

A temática abordada este ano é a dos sonhos e visões. Desde os seus primórdios que o cinema é associado aos sonhos. Nesse sentido, pretendemos explorar neste ciclo a ideia de que o cinema os fabrica ou nos permite experiênciá-los ao mesmo tempo que é composto, nos espaços ou realidades que exibe, por partes integrantes de sonhos, os do cineasta mas também os do próprio espectador.

É na sequência aliás desta problemática que o ciclo explora igualmente o campo das visões, não só porque nos sonhos temos visões, mas também porque o dispositivo cinematográfico nos permite ver mais ou ver para além de. O que é a visão, o que é ter visões, em que medida é que a técnica auxilia ou condiciona a visão e que consequências acarreta o próprio acto de ver são questões a abordar no ciclo, no visionamento dos filmes que propomos, mas também nas sessões de discussão. Trata-se aqui de estudar não só o cinema, mas também o dispositivo técnico que o suporta, e em que medida permite não só ver mas sobretudo criar novas realidades. Porque pensar e discutir cinema é também, em certa medida, fazer cinema. E é, justamente isso que o ciclo pretende fomentar e explorar.

Para tal, seleccionaram-se vinte e três filmes de épocas, escolas e realizadores de nacionalidades diferentes para um ciclo que irá ocorrer durante a Semana da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa de 15 de Março a 1 de Abril na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e que será de acesso livre ao público em geral.

Local: Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Av. Berna, 26 C - 1069-061 Lisboa
Horário: 14:30h e 21h
Metro: Campo Pequeno e Praça de Espanha
Entrada livre"

Programação

16 de Março (quinta-feira)
Persona, Ingmar Bergman (1966)
85 min. P&B
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B
Apresentação: Alberto Seixas Santos (cineasta)

17 de Março (sexta-feira)
Deserto Vermelho, Michelangelo Antonioni (1964)
120 min. Cor
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B
Apresentação: Dr. Paulo Filipe Monteiro (professor universitário)

18 de Março (sábado)
8 ½, Federico Fellini (1963)
138 min. P&B
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B
Apresentação: Eng. José Manuel Costa (professor universitário)

20 de Março (segunda-feira)
Sunset Boulevard, Billy Wilder (1950)
110 min. P&B
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B

21 de Março (terça-feira)
Vertigo, Alfred Hitchcock (1958)
129min. Cor
Horário: 14:30h
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B
Apresentação: Dr. José Gabriel Pereira Bastos (professor universitário)

Rumble Fish, Francis Ford Coppola (1983)
94 min. P&B/Cor
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B

22 de Março (quarta-feira)
Morangos Silvestres, Ingmar Bergman (1957)
91 min. P&B
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B

23 de Março (quinta-feira)
O Fantasma Apaixonado, Joseph L. Mankiewicz (1947)
104 min. P&B
Horário: 14:30h
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B

Lilith, Robert Rossen (1964)
114 min. P&B
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B

24 de Março (sexta-feira)
Mulholland Drive, David Lynch (2001)
145 min. Cor
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B
Performance

25 de Março (sábado)
Sherlock Jr. , Buster Keaton (1924)
44 min. P&B

Film, Alan Schneider / Samuel Beckett (1965)
20 min. P&B

Un Chien Andalou, Luis Buñuel / Salvador Dali (1929)
16 min. P&B
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B

27 de Março (segunda-feira)
Brigadoon, Vincent Minnelli (1954)
108 min. Cor
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B
Apresentação: Dr. João Bénard da Costa (presidente da Cinemateca Portuguesa)

28 de Março (terça-feira)
Laura, Otto Preminger (1944)
88 min. P&B
Horário: 14h30
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B Apresentação: Dr. António Marques (professor universitário)

Vampyr, Carl Dreyer (1932)
75 min. P&B
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B
Apresentação: Dr. José Bragança de Miranda (professor universitário)

29 de Março (quarta-feira) The Night of the Hunter, Charles Laughton (1955)
93 min. P&B
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B
Apresentação: Dra. Inês Gil (professora universitária)
Performance

30 de Março (quinta-feira)
They Live, John Carpenter (1988)
93 min. P&B /Cor
Horário: 14:30h
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B
Apresentação: Edgar Pêra (cineasta)

Blow-up, Michelangelo Antonioni (1966)
111 min. Cor
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B
Apresentação: Dra. Margarida Medeiros (professora universitária)

31 de Março (sexta-feira)
Janela Indiscreta, Alfred Hitchcock (1954)
112 min. Cor
Horário: 14:30h
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B

Peeping Tom, Michael Powell (1960)
101 min. Cor
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B

1 de Abril (sábado)
Vai e Vem, João César Monteiro (2003)
179 min. P&B/ Cor
Horário: 21h00
Local: Auditório 1 - piso 1 da Torre B
Mesa redonda sobre vida e obra de João César Monteiro

Nuno Cargaleiro @ 20:01

segunda-feira, março 13, 2006

Angelina Jolie: A Dame To Wait For...




Robert Rodriguez quer mesmo o nome de Angelina Jolie no elenco de "Sin City 2"!... Nem que para isso tenha que esperar pancientemente!...

Ao que parece, devido aos acontecimentos recentes que levaram à gravidez da actriz, fez com que Robert Rodriguez decidisse adiar momentaneamente o início das gravações de "Sin City 2". Pensada para interpretar o papel principal feminino no conto "A Dame To Kill For", Angelina Jolie será uma "femme fatale" que acabará por virar a cabeça de Dwight McCarthy (Clive Owen), e desencandear acontecimentos que levarão a tragédia.

O público agradece a Rodriguez a decisão acertada!...

Nuno Cargaleiro @ 21:52

Anime da Semana - Fullmetal Alchemist

Nuno Cargaleiro @ 20:42

Destaque Japão: Shinobi - Heart Under Blade

Nuno Cargaleiro @ 18:05

An American Haunting: Trailer Online




Nuno Cargaleiro @ 16:35

Inside Man (de Spike Lee): Trailer Online




Nuno Cargaleiro @ 15:00

domingo, março 12, 2006

Eragon: Site Oficial



Nuno Cargaleiro @ 22:25

Don't Come Knocking: Trailer Online





Sam Shepard, Jessica Lange, Tim Roth, Sarah Polley e Fairuza Balk, num filme de Wim Wenders

Nuno Cargaleiro @ 21:55

Water: Trailer Online




Nuno Cargaleiro @ 20:21

The Sentinel: Trailer Online



Trailer

Com Michael Douglas, Kiefer Sutherland, Eva Longoria e a fabulosa Kim Basinger!

Nuno Cargaleiro @ 20:01

Volver: Destaque Almodóvar - Trailer Online




Trailer


Carmen Maura e Penélope Cruz: "lo regresso de las chicas Almodóvar!"...

Nuno Cargaleiro @ 18:58

Crítica: Aeon Flux




Aeon: I had a family once, I had a life. Now all I have is a mission.



Para aqueles que andem distraídos, ou simplesmente recusam-se a ver a MTV, "Aeon Flux" é uma das séries de animação com mais sucesso que passam neste canal de música. Ambientando-se num cenário futurista, apresenta-nos uma visão pouco positiva do que nos espera: um mundo de aparência perfeita, mas onde o "cidadão comum" não tem voz real, estando instituída uma ditadura, sem lugar para noções como liberdade e democracia. Aeon Flux é o nome de uma das rebeldes, a mais eficiente e por vezes, a mais fria e determinada a fazer cair este regime ditaturial!... Uma das principais razões do sucesso da série de animação parte da complexidade que é atribuida à história, e à densidade das várias personagens, sobretudo as protagonistas, em que encontramos indivíduos com conflitos internos, muitas vezes oscilando entre a razão e a paixão, sobre aquilo que se quer fazer ou aquilo que tem de ser feito.

Não é de estranhar que este projecto tenha sido transposto para o cinema. Contundo, a questão que se colocava desde o início seria: até que ponto seria fiel ao original, até que ponto não acabaria por vender-se a um mercado grosseiro, de dissipa o complexo em "carne picada sem tratamento", mas com muito "molho especial", para tentar enganar o gosto!... Resultado: "Aeon Flux" (o filme) acaba por ser uma porcaria insípida, mas com muito bom aspecto.

Os aspectos positivos passam sobretudo no casting de Charlize Theron (que não consegue ir mais além com a personagem do que lhe é permitido), no bom elenco presente (Frances McDormand, Sophie Okonedo, Jonny Lee Miller, Marton Csokas, e um cameo rapidíssimo de Stuart Townsend, o actual de Charlize Theron) contudo subvalorizado, no cuidado cenográfico de todo o ambiente do filme, e em todos os aspectos visuais do filme, porque "os olhos também comem"!...

O problema começa com a escolha de realização. O realizador Karyn Kusama levou a cabo o seu último, e único, projecto em 2000. O filme "Girlfight" (onde foi "revelada" a latina mais "dura" de Hollywood Michelle Rodriguez) é um bom filme, tendo tornado-se um filme de referência sobre a temática do boxe feminino (com muitos melhores resultados, e mais verosímeis, do que "Million Dollar Baby"). Pode-se discutir a "falta de experiência" do realizador, ou a passagem não recomendável de "um registo para outro completamente diferente". De uma maneira geral, não faz nada que pudesse "salvar" o filme, e a direcção de actores é praticamente inexistente. As cenas de luta são "confusas" e cheias de cortes, de modo a "desculpar" qualquer limitação de movimentos dos actores, ou a falta de investimento numa boa coreografia. Enfim!...

Mas o pior de tudo era aquilo que já se temia à muito desde o momento em que o argumento foi entregue nas mãos de uma equipa que nunca trabalhou na série, e cujo o último projecto foi "The Tuxedo"!... É preciso dizer mais?... Falar num filme para a "geração MTV" não quer dizer fazer um filme triturado e sem conteúdo ou sentido!... É com grande dor que vi que onde antes existia complexidade, agora existe linearidade. Onde antes sentia-se um confronto interno, agora vê-se superficialidade. Onde antes discutia-se subtilmente sobre "questões socio-políticas", agora vive-se um espaço oco, onde não existe espaço nem para o eco do nosso desespero!... Enfim!... É muito, muito, muito mau!...

Não vejam este filme!... É preferível que façam um esforço e procurem conhecer a série de animação!...

Mau
1 Estrela

Nuno Cargaleiro @ 18:41


Track referers to your site with referer.org free referrer feed.