Viciado em Cinema e TV

sábado, junho 25, 2005

Comentários Haloscan

Como podem reparar, estou a migrar os comentários do blogger para o Haloscan. Assim, peço que qualquer comentário que queiram colocar, cliquem no link por baixo da minha assinatura. Esse link é que diz respeito ao Haloscan. Obrigado

Nuno Cargaleiro @ 21:46

Cinema Espanhol LGBT


Para quem não tenha conhecimento, hoje é o Dia Mundial do Orgulho LGBT. O cinema também sido influenciado por histórias com uma certa dominância homossexual latente (exemplo: Gata em Telhado de Zinco Quente) ou assumida. O "Viciado em Cinema e TV" alia-se a esta dinamização dando a conhecer e/ou relembrar alguns filmes com temática LGBT. Por acaso escolhi três filmes espanhois (e nenhum deles é do Almodovar!...), de forma a desmonstrar como é que aqui ao lado é possível ter uma visão diferente do que é transmitido normalmente no cinema português, e também para falar um pouco sobre o cinema espanhol (coisa que normalmente não aproveito para o fazer por aqui...).


"Reinas"

Image hosted by Photobucket.com

Trailer

Filme com um elenco feminino de luxo (Carmen Maura e Marisa Paredes são um exemplo disso), retrata a história de cinco casais homossexuais que se vão casar, sendo supostamente a primeira cerimónia gay permitida em Espanha, e fala sobretudo das suas relações com as suas respectivas mães. Este filme estreará dentro de pouco tempo em Portugal.


"Segunda Piel"

Image hosted by Photobucket.com

Trailer

Filme melodramático, centra-se na mentira e na traição sucessiva do marido. Com um trio de bons actores espanhois (com Javier Bardem como cabeça de cartaz, seguido de Jordi Mollà, que se internacionalizou em Hollywood com o seu vilão de "Blow", e Ariadna Gil, que irá participar no novo filme de Guillermo del Toro, "Pan's Labyrinth"), e secundados pelas apirações fugases de Cecilia Roth (a protagonista de "Tudo sobre a minha mãe"), este filme vale sobretudo pela credibilidade que cada actor consegue dar à sua personagem.


"Km.0"

Image hosted by Photobucket.com

Site Oficial com Trailer

Km 0 é um local em Madrid que normalmente é usado para ponto de encontro. Contudo, o dia mais quente do ano e o acaso vai fazer com que 14 personagens se desencontrem, gerando as situações mais absurdas e hilariante... Km.0 é uma comédia de acasos e enganos, num filme ligeiro que engloba praticamente todas os tipos de personagens.


Nuno Cargaleiro @ 18:12

sexta-feira, junho 24, 2005

Mitos Urbanos 3: Prémio Morte mais Estúpida

Image hosted by Photobucket.com


Trailer


Não... eu ainda não perdi o juízo!... Só incluo o trailer desta sequela para testemunharem o que eu vi e não queria acreditar... Uma das vítimas morre por urinar... agora como, vejam...

Estúpido e educativo ao mesmo tempo... hmm...

Nuno Cargaleiro @ 19:50

Cry Wolf: Antevisão

Image hosted by Photobucket.com





A velha história de Pedro e o Lobo, mas com um serial killer à mistura... Uma rapariga, nos arredores de um liceu americano, é encontrada morta. Um grupo de amigos (rapazes estúpidos e raparigas mamalhudas) decidem espalhar a mentira de que existe um serial killer à solta... De tão envolvidos, chegam a descrever as próximas vítimas... no intuito de tentar convencer o maior número de pessoas.

Contudo as mortes começam a acontecer, da forma que eles descreveram... e o resto já se sabe...

Nuno Cargaleiro @ 16:02

Sean Penn como Joker?!...

Image hosted by Photobucket.com


Neste momento, graças ao exito que Batman Begins está a ter, existem muitos interessados em encarnar o Nemesis de Batman: o Joker!... Logo é natural que rapidamente sejamos inundados de rumores, com fundamento ou não, indicando determinados actores para esse papel.

Apesar de ainda ser também um rumor, a última notícia seria que Sean Penn foi convidado pessoalmente pelo próprio Christopher Nolan para ser o vilão mestre da sequela de Batman...

Apesar de não se conhecer mais desenvolvimentos concrectos, devo acrescentar que se fosse Penn seria um filme fabuloso...

(quanto aos comentários que Penn não é parecido à figura de Joker na BD, devo também acrescentar que também não o era Nicholson e isso não o impediu de ficar na memória de todos os fãs...)

Nuno Cargaleiro @ 13:10

quinta-feira, junho 23, 2005

Filme da Semana: Batman Begins

Image hosted by Photobucket.com


Filme Absoluto da Semana: deliciem-se!...


Nuno Cargaleiro @ 21:52

Last Days: Antevisão

Image hosted by Photobucket.com



Não é Kurt Cobain. Não parece o Kurt Cobain. Não soa a Kurt Cobain. Não é a biografia do Kurt Cobain. Não teve a colaboração do Kurt Cobain.

Contudo, o novo filme de Gus Van Sant usa como referência o Kurt Cobain para falar da queda de um homem no mundo da música. Resta saber se a grande tendência em lembrar o Kurt Cobain não poderá ser a queda do filme... Digam vocês de vossa justiça!...

Nuno Cargaleiro @ 21:33

Crítica: Respiro

Image hosted by Photobucket.com


Existe uma certa magia no cinema italiano quando quer falar sobre aspectos quotidianos. Um bom exemplo disso é por exemplo "A Bela Juventude" e o "Quarto do Filho". Conseguem captar sempre, com a maior sensibilidade e subtileza, os aspectos mais importantes das relações humanas, e expressá-las de um modo que muitas das vezes não requer qualquer tradução: através das expressões e movimentos da personagem.

"Respiro" é um filme que já se define no seu título. É uma história que se acenta na necessidade de alguém para ter espaço para respirar e poder ser ela própria. No argumento essa pessoa é a personagem de Valeria Golino (que felizmente mostra ao ocidente, tal como em "Frida", que é uma actriz de mão cheia), a Grazia. É algo irónico como o próprio nome dela joga a importância da personagem ao longo do filme.

Grazia é uma mãe de três filhos (dois rapazes e uma rapariga), casada com um pescador numa ilha pobre piscatória na costa italiana. O clima na povoação é o de uma cultura religiosa opressora e machista. Grazia destoa do resto, vivendo intensamente aquilo que sente, o que por vezes provoca o confronto directo com resto e com o marido, que ainda assim tenta dar-lhe protecção. Toda essa diferença é entendida como loucura, e nessa base que começa-se a criar um plano para afastar Grazia com o pretexto de tratá-la. Contudo, o seu filho mais velho, Pasquale, é o único que a entende verdadeiramente, e no amor que sente pela mãe, vai ajudá-la neste conflito.

"Respiro" representa numa micro-sociedade aquilo que de facto sente-se em toda a sociedade ocidental. Quer assuma-se que existam progressões ou não, o facto é que a nossa sociedade é uma sociedade que baseia-se em principios machistas e opressores (opressão essa derivada do conceito de culpa e submissão que foi fomentado pela igreja católica ao longo dos últimos tempos). Se esta sociadade reprime aquilo que parece-lhe diferente, o que de facto fará com aquilo que o é...

"Respiro" apresenta-nos uma versão algo optimista desse universo, até porque é baseado numa antiga história siciliana, apresentando-nos esperança no futuro. Contudo, também demonstra que isso não acontece casualmente, e que é preciso que seja feito algo para procurar alcançar esse objectivo.

Filme calmo e de paisagens maravilhosas, "Respiro" é um filme bom para ser visto num momento de descontracção...


4 estrelas

Nuno Cargaleiro @ 19:45

Quarteto Fantástico: Poster Internacional

Image hosted by Photobucket.com


Nuno Cargaleiro @ 17:55

quarta-feira, junho 22, 2005

Narnia já tem poster!

Image hosted by Photobucket.com


Nuno Cargaleiro @ 19:17

Primeira Imagem de "Ghost Rider"

Image hosted by Photobucket.com


Sim!... É suposto ser o Nicolas Cage!... O resto do elenco apresenta nomes como os de Wes Bentley, Eva Mendes, Matt Long, Sam Elliott, Peter Fonda e Donal Logue

Nuno Cargaleiro @ 19:10

High Tension: Lançamento directo Video Clubes

Image hosted by Photobucket.com

Trailer

Pois é verdade!... Esperava eu que o filme estreasse em Portugal como um filme de suspense de verão (estreou nos EUA esta semana), e não é que o "maroto" já foi lançado para o mercado de videoclube!...

Assim, quem quiser ver este filme, que está a causar algum furor no estrangeiro, terá que ir ao Video Clube e procurar bem pela única cópia que normalmente têm.

Nuno Cargaleiro @ 19:05


Track referers to your site with referer.org free referrer feed.