Viciado em Cinema e TV

sábado, abril 09, 2005

The Ring Two

Sinopse: A morte misteriosa de um adolescente, frente à televisão, levanta suspeitas a Rachel que procura investigar qual a verdadeira causa desta morte, não tardando a associá-la ao misterioso e mortífero vídeo do passado. Entretanto, o seu filho Adam tem de ser hospitalizado quase incosnciente, com uma temperatura abaixo do normal, e com escoriações. Rachel não duvida que se trata de vingança de Samara Morgan...

Título Orginal: The Ring Two

Realizador: Hideo Nakata

Interpretes: Naomi Watts; Simon Baker; David Dorfman; Elizabeth Perkins; Sissy Spacek

Em 1998, Hideo Nakata realizou "Ringu", fazendo nascer um fenómeno no cinema nipónico de terror. No seguinte, surgiu "Ringu 2", a sequela que não veio satisfazer por completo os espectadores. Apesar de considerada mais fraca do que o original, esta sequela não veio a parar o filão que seria a história de "Samara", originando mais dois filmes (ainda nipónicos). Em 2002, Hideo Nakata surge com "Honogurai mizu no soko kara" que é versão original de Dark Water (com Jennifer Connelly). Em 2005 estreia-se em solo americano e realiza "The Ring Two", e está em pré-produção de "The Eye", o remake de "Jian gui", o filme de 2002 que chocou o ocidente com uma cena que envolvia uma rapariga ex-cega, um elevador, e um fantasma.

Falar sobre "The Ring Two" é também falar sobre o ocidente e o oriental, sobre aspectos culturais, e sobre estilos de narrativas. Pessoalmente, vi Ring na sua versão ocidental e também assisti ao Ringu, e gostei mais da versão realizada por Gore Verbinski (a americana). Existe uma diferença sobre os filmes de terror ocidentais e orientais. Os orientais, alguns géneros, optam por um ambiente envolvente que leva a criar um filme de suspense e tensão, enquanto que os ocidentais escolhem muitas vezes, embora na maior parte erradamente, ambientes movimentados com sangue e sustos (por vezes previsiveis...). Digo isto porque não acho esta sequela um filme mau, contudo acho-o mais fraco do que o primeiro e com um estilo bastante diferente do primeiro.

Hideo Nakata com este filme criou uma mistura entre o conceito do "Ring" misturado com o "Exorcista" e com algumas recordações de "The Omen" e de"Rosemary's Baby". Neste filme não há contra-relógios a atingir como no primeiro. Não existe assim a busca desperada de uma solução para conseguir sobreviver à maldição de Samara. Pelo contrário... Se o filme anterior tinha uma direcção de dentro para fora, visto que buscava soluções em outros ambientes; este filme procura o inverso, criar uma história mais intima, no desespero de uma mãe (Naomi Watts) em "luta" para salvar o filho (David Dorfman), nem que para isso tenha de voltar a dar de caras com a maléfica Samara.

As claras influências dos filmes referidos anterioremente demonstram um tentativa de desligar o resto do argumento (os restantes actores quase parece que não existem, já que quando deixam de ser precisos são colocados de lado), focando-se somente nas personagens que transitaram do filme anterior. Esta sequela após mais no sentimento como forma de atingir o susto e o horror do que o gore de mortes e sangue que normalmente caracterizam qualquer sequela de terror. Nesse sentido, consegue prender a atenção. Porém no final não é sentida a mesma sensação de desgraça e envolvimento emocional do que no primeiro. As expectativas para este filme tinham-se dirigido para outros rumos, esperando mais do que nos é oferecido.

"The Ring Two" não é um grande filme de terror, e pouco acrescenta à história de Samara. Porém, se apreciam filmes que roçam o suspense que se revelam calmamente sem grandes sobressaltos, este filme poderá ser uma boa escolha para passar o tempo.

2 estrelas

Nuno Cargaleiro @ 15:39

Perfume: a adaptação

A DreamWorks já anunciou que vai adaptar a história de "O Perfume" ao cinema. Esta obra retrata a vida de um serial-killer, na França do séc. XVIII, que ao não ter odor algum, verifica que tem um olfacto apuradíssimo, e apartir daí, entra numa busca obsessiva pela criação do melhor perfume do mundo...

"O Perfume" é de facto um filme difícil de se adaptar para o cinema, visto que grande parte da sua graça surge na descrição pormenorizada de todos os odores e todos os ambiente... Esperemos que o filme não seja realizado com o Ron Howard, tendo o Russell Crowe como protagonista....

Nuno Cargaleiro @ 09:56

Undead: Trailer online

Trailer

Está disponível online o trailer do filme de zombies mais aguardado deste ano: Undead (é possível que "Land of the Dead" de George A. Romero só estreie para o ano). O trailer dá-nos a conhecer o plot inicial do filme: uma cidade pequena do interior onde a vida é calma vê surgir dos ceús um meteoro... Desde aí coisas estranhas começam a acontecer, o ar que se respira é algo que pode levar à morte... e à não-morte, já que os mortos-vivos começam a surgir... cheios de fome... hahahahahahaha!!!!!

(desculpem, mas simplesmente não resisti dar uma de Vincent Price...)

Nuno Cargaleiro @ 09:47

sexta-feira, abril 08, 2005

Be Cool



Sinopse:Chili é um homem de sucesso diferente- ele abandona a indústria cinematográfica e aplica as suas manhas e tácticas de negociação no mercado discográfico... Quando um amigo seu é assassinado, ele tem a oportunidade de visitar a viúva e de lhe propor sociedade numa editora de discos...
Realizador: F. Gary Gray

Tive de escrever sobre este filme, porque sinceramente, tenho sido um pouco selecto nos filmes que tenho ido ver nos últimos tempos, e por consequência, selecto sobre aqueles que acabo por escrever... Contudo, por uma vez, nos últimos tempos, mandei tudo às favas e fui ver o "Be Cool". Eu já esperava vir-me a arrepender, não fosse o meu King Card, contudo, eu ainda tinha uma breve esperança de algo pudesse ser aproveitado... Resultado: não se aproveita nada do filme, a não ser o rídiculo que é ver um filme com tantos actores (e alguns bem cotados) contracenar com pseudo-actores (e é verdade, o Steven Tyler dos Aerosmith, não é bom como actor, mesmo a fazer dele mesmo!...), tendo como base um filme que só pode ter sido escrito no WC, ou numa reunião num grande estúdio (o que no fundo é quase a mesma coisa), que não faz ligação nenhuma com o espírito de humor negro do filme anterior "Get Shorty", nem apresenta nenhum caminho novo para ser explorado neste filme.

A história é simples: Mafioso aborrecido, aproveita-se de viúva alegre (Uma Thurman)para tentar sacar algum levando menina tímida e sem expressão, a não ser a cantar (Christina Milian), ao estrelato. Contudo, como ela é burra como uma porta, está presa a um contracto com uma editora que faz os mafiosos corar de vergonha. Entretanto, junta-se mais uns mafiosos russos e uns mafiosos hip-hop e temos a receita para uma premenda perda de tempo!

O problema do filme não são os esteriótipos claros que representa!... bem, o problema passa por aí... O mais grave é apercebemo-nos que não houve um grande trabalho e busca de originalidade no argumento e realização deste filme, tentando lucrar à custa de nomes conhecidos no cartaz, e à custa do sucesso obtido em "Get Shorty". Por exemplo, a personagem do Danny DeVito só surge uma vez durante 2 minutos em todo o filme, contudo dá-lhe direito para acrescentar mais um nome no poster e elenco do filme: em suma, é tudo uma táctica para parecer mais... Os actores mais experientes são despachados logo... o que é uma pena.

Para além disso, quando ouvirem falar sobre a sintonia existente entre Travolta e Thurman, não acreditem! A sua sintonia teve um contexto especifico: "Pulp Fiction". Não é reproduzível, até porque as personagens são muito diferentes! Se repararem em reportagens sobre o filme, todos falam sobre esta sintonia e pouco mais... razão: Não há nada mais importante para falar!

Este filme é de fugir... Não vão vê-lo. Quem aconselha, amigo é!...


1 estrela

Nuno Cargaleiro @ 17:50

Garfield 2: o filme

Ao que parece, já está em pré-produção a sequela de Garfield com actores de carne e osso. A estreia está agendada para o verão de 2006 nos EUA. Logo aqui colocam-se algumas questões: será que a voz do Garfield continuará a ser do Bill Murray, será que a Jennifer Love Hewitt é posta de lado e substituida por uma actriz a sério, será que o Odie continuará a ser o mesmo cão estúpido ou já acabou o seu doutoramento em Yale, será que a lasanha é boa pela massa ou pelo molho, e será que o filme será desta vez para maiores de 16 anos, permitindo o Garfield de caçar todos os passarocos do bairro dele...

Nuno Cargaleiro @ 11:08

quinta-feira, abril 07, 2005

Arquivo Filmes de Culto: 2046


2046

Trailer


Nuno Cargaleiro @ 15:48

Aposta da Semana

Não Vi, Quero Ver

Trailer

Sinopse: Para a jovem Emily Callaway, os seus jogos com um amigo imaginário, chamado Charlie, tornaram-se tudo menos simples e inocentes. Subitamente, Emily vê-se no meio de uma crescente série de actos de autêntico pesadelo, que até o próprio pai, David, não consegue fazer parar. Quem é ou o que é Charlie?


Nuno Cargaleiro @ 12:37

Fénix chega!!!

É certo que ainda não se sabe se a Fénix será a personagem principal de X3, contudo especula-se, desde o final do segundo filme, que seria esta a direcção que se tomaria no seguimento para o terceiro volume. Essa convicção veio solidificar-se ainda mais com a confirmação de que Famke Janssen e Hugh Jackman entrarão no próximo filme, tendo já assinado os respectivos contractos. Halle Berry, Patrick Stewart e Ian McKellan estão ainda em negociações, se bem que são dados já como certos. No próximo filme, realizado por Matthew Vaughn, a única ausência de "peso" já confirmada será no personagem Ciclope, visto que o actor James Marsden está em gravações de "Superman Returns"...

(podiam aproveitar e escolher desta vez um actor decente para o mutante de "um olho"....)

Nuno Cargaleiro @ 10:10

segunda-feira, abril 04, 2005

Liga da Justiça: por detrás da conspiração...

Neste momento a DC está no auge das adaptações para cinema. É o filme do Super-Homem, da Mulher Maravilha (Wonder Woman em título original), do Batman e do possível filme de Flash... Leva-nos a considerar se não existirá um propósito superior para isto? Quer a DC comics, quer a Marvel, têm vindo a ter caídas nos seus lucros no últimos tempos. Já ninguém pensa que se coleccionar religiosamente as várias comics vá ficar rico, quer as "normais" ou quer as edições especiais (muitas vezes com várias capas). A forma que a Marvel arranjou para dar um novo impulso a uma indústria que estava a ficar mais para lá do que para cá foi o merchandising relaccionado com Comics que são adaptados para cinema ( e consequentemente para o mundo dos videojogos). Notou-se que nesses momentos as respectivas comics tinham um aumento de vendas... Daí, até perceber que este é novo caminho a percorrer foi um pulo...

Neste momento, existem 4 filmes com personagens da DC Comics previstos... Curiosamente todos eles são membros fundadores da "Liga da Justiça" (que também tem a sua versão em série animada actualmente)... Mesmo que não façam filmes sobre os restantes membros Lanterna Verde (nós também nunca gostámos do Hal Jordan!...), do Marciano (vem de marte?... ver War of the Worlds e depois tirar conclusões), e Aquaman (o homem usa umas collants que fingem escamas e tem um gancho no lugar da mão!... nada indicado para um filme de maiores de seis anos...), a verdade é que os filmesjá em curso atingem as personagens mais importantes e significativas da Liga da Justiça!... Logo, se as vendas subirem para cada dos títulos individuais, é bem provável que venham a subir para este título colectivo!...

(E quem disse que os Comics de super-heróis são um mundo para crianças...)

Nuno Cargaleiro @ 14:25

Ryan Reynolds quer ser Flash!



Ryan Reynolds cansou-se dos filmes de comédia para jovens e quer entrar no mundo de acção... Para tal não lhe bastou entrar na capa de vários números da Men's Health e em Blade Trinity como Hannibal King (personagem que existe de facto na BD da Marvel, mas não da forma apresentada)... Não!... Ele aspira e está neste momento no auge do seu marketing para incarnar Flash o heroi veloz da DC Comics...
(com tantas adaptações da BD ao mesmo tempo, a DC Comics deve estar a esfregar as mãos de contente a ouvir o dinheiro a entrar!...)


Nuno Cargaleiro @ 13:30


Track referers to your site with referer.org free referrer feed.