Viciado em Cinema e TV

segunda-feira, abril 25, 2005

O Amigo Oculto

Trailer

Sinopse: Para a jovem Emily Callaway, os seus jogos com um amigo imaginário, chamado Charlie, tornaram-se tudo menos simples e inocentes. Subitamente, Emily vê-se no meio de uma crescente série de actos de autêntico pesadelo, que até o próprio pai, David, não consegue fazer parar. Quem é ou o que é Charlie?

Título Original: Hide and Seek

Realizador: John Polson

Interpretes: Robert De Niro; Dakota Fanning; Famke Janssen; Elisabeth Shue; Amy Irving

Quando tomei por mim para ver este filme, estava seriamente com maiores expectativas. A referência de ter De Niro e Elisabeth Shue no elenco dava uma sensação de credibilidade que aumentou a minha confiança para com este thriller. Porém, não podia estar mais longe da verdade... É aí que está a maior falha deste filme. O conceito é interessante, e o desenrolar do argumento poderia desenvolver sentimentos de simpatia e de preocupação para com as personagens. Infelizmente, as mesma são superficiais, servindo-se somente do absolutamente necessário para dar corpo à história. Esta é a contradição do filme.

"O amigo oculto" quis fazer brilhar Be Niro e Fanning, exagerando constantemente no tom das suas personagens, e com os actores a fazerem "over acting" em praticamente todo o filme. Nunca tive tanta vontade de esmurrar uma jovem actriz até que ela atingisse um nível de coma, ficando pelo menos calada um minuto. Fanning é irritante como "Emily", o que nos dificulta o envolvimento na história, só conseguindo criar empatia nos quinze minutos finais, e aí desejamos que ela tivesse sido assim antes.

Quanto a De Niro, já nos vem habituando à presença em projectos medíocres, que só se suportam porque apresentam o seu nome nos créditos. O único ponto positivo neste filme é em momentos fazer-nos relembrar das potencialidades como "monstro do cinema", que já apresentou em outros filmes. É pena sentir que um actor tão forte como ele parece estar-se à afundar no ambiente blockbuster de Hollywood. Neste momento, talvez fosse melhor para De Niro arriscar um pouco, o que poderia refrescar a sua imagem actual.

À parte deste dois, muito pouco mais existe para dizer. Lamenta-se a presença de Elisabeth Shue e de Famke Janssen, que não precisavam deste projecto para recuperar a projecção que tem-se vindo a escapar.

"O amigo oculto" foi produzido para ser um filme de pipocas, mas falta ambição (onde abundou a presunção) na realização, na construção do argumento, e nas interpretações. É algo que rapidamente é esquecido sem lamentações.

1 estrela

Nuno Cargaleiro @ 10:54


Track referers to your site with referer.org free referrer feed.